Saber como organizar ferramentas é essencial para qualquer pessoa que se dedique a tarefas manuais, seja como hobby ou profissão. Não se trata apenas de manter a ordem em um local, mas também de assegurar a eficiência e a segurança do trabalho.
Afinal, um ambiente limpo e ordenado evita acidentes, preserva a vida útil das ferramentas e economiza um bom tempo na busca por itens específicos. Mas, como podemos alcançar esse padrão ideal de organização? No post a seguir, listamos 8 dicas bacanas para te ajudar nesse processo. Dá uma olhada!
1. Faça um inventário
O primeiro passo para entender como organizar ferramentas é fazer um inventário de tudo o que você tem. Então, comece dividindo os itens por tamanho ou categoria, como ferramentas elétricas, manuais e de medição.
Esta etapa vai te ajudar a separar o que você usa daquelas ferramentas que podem ser descartadas ou mesmo guardadas em um local de pouco acesso.
2. Priorize as ferramentas mais utilizadas
Depois, é o momento de dar mais atenção aos equipamentos que você usa todos os dias, armazenando-os em um lugar de fácil acesso, como uma bancada de trabalho ou em um painel perfurado.
Além disso, vale a pena considerar o fluxo de suas tarefas. Se você costuma usar uma furadeira e, em seguida, um conjunto de chaves de fenda, mantenha essas ferramentas próximas. Essa prática otimiza tempo, evitando a perda de minutos preciosos procurando a próxima ferramenta que você precisa.
3. Utilize painéis perfurados
Falando em painéis perfurados, saiba que eles são uma solução criativa e eficaz de como organizar ferramentas. Eles podem ser fixos na parede e, com a ajuda de ganchos, se transformam em um excelente lugar para pendurar ferramentas manuais, otimizando o espaço disponível.
Para ter um painel perfurado, você pode comprar um pronto ou confeccionar o seu. Em lojas de material de construção, há várias opções de tamanhos e materiais. Se preferir fazer, você precisará de uma chapa de madeira ou aço, uma furadeira e uma broca adequada. Basta realizar furos uniformes e lixar bem.
4. Invista em caixas e gaveteiros
Vale a pena apostar em caixas de ferramentas e gaveteiros para armazenar itens menores, como parafusos, pregos e brocas. Caixas de ferramentas portáteis, por exemplo, são ideais para quem precisa levar seus itens para outros locais.
Já os gaveteiros podem ser utilizados para guardar itens pequenos. Dá para separar por tipo ou uso, assim, fica fácil de encontrar o que você precisa com tranquilidade. E o legal é que eles protegem contra sujeira e umidade, o que ajuda a manter a durabilidade das ferramentas.
Na hora de comprar, pense no que vai guardar e escolha o tamanho e material certos. Prefira caixas e gaveteiros com divisórias para organizar melhor suas ferramentas. Busque, ainda, por produtos com estrutura reforçada e bandeja prática removível.
5. Mantenha um espaço limpo
Manter seu espaço limpo é outro ponto essencial para entender como organizar ferramentas de maneira adequada. Lembre-se de limpá-las após o uso e de varrer seu ambiente de trabalho com frequência. A seguir, listamos algumas dicas práticas para te ajudar nessa etapa!
Limpeza de ferramentas
Limpe as ferramentas com um pano seco para remover a sujeira e detritos. Para itens mais sujos, utilize um pano úmido e um pouco de detergente neutro. Não se esqueça de secá-las depois para evitar a formação de ferrugem.
Para ferramentas com partes móveis, como dobradiças ou roscas, considere usar um lubrificante para mantê-las em bom funcionamento.
Limpeza do espaço de trabalho
Deixe sua bancada ou mesa de trabalho limpa e livre de detritos. Assim, você evita acidentes e mantém o espaço organizado o suficiente para encontrar as ferramentas de que você precisa. Essa prática vale principalmente se você produz resíduos durante o trabalho, como serragem e restos de materiais.
Outra dica é usar uma vassoura ou aspirador de pó para remover a sujeira e a poeira com regularidade.
6. Zele pela segurança das suas ferramentas
Armazenar ferramentas de maneira segura é tão importante quanto mantê-las organizadas. E cada ferramenta requer um cuidado específico. Ferramentas elétricas, por exemplo, devem ser armazenadas em local seco e longe do alcance principalmente de crianças. Já as de corte, como serras e facas, devem ser guardadas com proteções de lâmina quando não estiverem em uso.
7. Rotina de organização
Definir uma rotina de arrumação é a nossa última dica sobre como armazenar ferramentas. Mesmo que você saiba como organizar seus itens, se não mantiver a ordem com regularidade, seu espaço de trabalho vai ficar um caos. Separamos algumas práticas interessantes:
- limpeza diária: comece com tudo limpo e, no final do dia, higienize e guarde tudo no lugar;
- arrumação diária: separe um tempinho todos os dias para verificar se tudo está em ordem;
- programe a manutenção das suas ferramentas: uma vez por semana ou uma vez por mês, dependendo do quanto você as usa;
- reorganize quando necessitar: vez ou outra, veja se o jeito que você está organizando ainda funciona para você;
- estabeleça um dia para jogar o lixo: isso ajuda a manter o local de trabalho limpo e seguro.
8. Avalie o descarte ou substituição das ferramentas
A decisão de descartar ou substituir ferramentas depende de alguns pontos principais. Se a ferramenta está desgastada, ao ponto de não ser mais segura e eficiente, é hora de trocar. Ferramentas que você não usa há muito tempo, ou que foram substituídas por versões melhores, também são candidatas a descarte.
Se você está com pouco espaço e precisa liberar lugar, avalie quais ferramentas são essenciais. Ferramentas duplicadas também podem ser dispensadas, a menos que sejam usadas com frequência.
Curtiu nossas dicas sobre como organizar ferramentas? Com essas orientações, você vai ter um ambiente de trabalho mais seguro, eficiente e agradável. Pode ter certeza de que essa arrumação faz diferença no dia a dia.
Agora que sabe como organizar ferramentas corretamente, aproveite para seguir a Depocasa nas redes sociais e conferir mais conteúdos como esse. Estamos no Instagram, LinkedIn e YouTube!