A distribuição correta dos pontos elétricos em uma residência ou comércio é essencial para garantir segurança, funcionalidade e conforto. Para um trabalho bem-feito e sem imprevistos, vamos lembrar os principais aspectos que devem ser considerados nesse tipo de projeto.
Antes de tudo, mexer em fios elétricos é um trabalho que exige conhecimento profissional, por isso, procure sempre um especialista para esse tipo de trabalho.
Confira neste post, quais são os tipos de eletricistas profissionais.
Identifique as necessidades de cada ambiente
Cada ambiente tem uma demanda elétrica específica. Cozinhas, por exemplo, necessitam de mais pontos de energia para eletrodomésticos, como geladeiras,
micro-ondas e liquidificadores, enquanto salas de estar podem exigir mais tomadas para TVs, sistemas de som e dispositivos conectados. Entender o uso dos espaços permite uma distribuição eficiente e evita a sobrecarga no sistema. A dica é definir onde cada equipamento eletrônico ficará, para então instalar tomadas com a amperagem correspondente.
Cheque voltagem, corrente e potência dos equipamentos
O cálculo correto da voltagem (110V ou 220V), corrente elétrica e potência dos equipamentos utilizados é fundamental. Equipamentos de alta potência, como ar-condicionado ou chuveiros elétricos, exigem circuitos exclusivos, com cabos e disjuntores adequados para evitar aquecimentos ou quedas de energia. Um erro nessa etapa pode comprometer toda a instalação elétrica e representar riscos ao imóvel.
Dica de proteção:
O disjuntor DR (disjuntor diferencial-residual ou DDR) é um dispositivo de segurança, muito importante para o planejamento elétrico do projeto, pois em caso de fuga de corrente elétrica, o disjuntor DR segura a carga e interrompe o circuito imediatamente. Além dos benefícios de segurança, o disjuntor DR também evita aquele susto no fim do mês com a conta de energia elétrica, que às vezes nem é consumida, mas desperdiçada pela fuga de corrente elétrica.
Normas e escolhas certificadas
Para garantir um sistema elétrico seguro e funcional, a escolha de componentes de qualidade faz toda a diferença. Use sempre produtos certificados e adequados para o tipo de ambiente e demanda de energia. Opte por interruptores e tomadas certificados e disjuntores que atendam às normas da ABNT NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão). A NBR 5410 se aplica a sistemas elétricos com tensão alternada até 1000 volts e tensão contínua até 1500 volts. Esse conjunto de normas estabelece as condições mínimas para garantir a segurança de instalações e manutenções elétricas de baixa tensão, considerando aspectos como:
- Dimensionamento de circuitos
- Escolha de materiais
- Medidas de proteção contrachoques elétricos e incêndios
- Regras para instalação de quadros de distribuição, iluminação e tomadas
- Especificação de cores de cabos
- Aterramento residencial
Encontre os materiais elétricos que você precisa na Depocasa
Dimensionamento dos Circuitos: Evitando Sobrecarga
Dimensionar corretamente os circuitos é uma das etapas mais críticas. Para evitar sobrecargas e falhas no sistema, realize cálculos de acordo com a capacidade dos cabos e condutores. O uso inadequado de fios pode causar superaquecimentos e até incêndios, por isso, é preciso ter certeza de que os cabos suportam a corrente elétrica demandada por cada circuito e prever pontos elétricos suficientes para atender a demanda dos ambientes.
Na cozinha, por exemplo, as torres de tomadas ou mesmo um interruptor duplo são opções práticas e funcionais para ligar mais de um equipamento (de baixa voltagem) ao mesmo tempo, sem sobrecarregar a corrente elétrica.
Outra opção para ligar mais de um dispositivo ao mesmo tempo é optar pelas tomadas duplas, lembrando sempre que alguns eletrodomésticos demandam uma tomada exclusiva, devido ao alto consumo de corrente elétrica. São eles:
*Geladeiras,
*Torneiras elétricas
*Máquinas de lavar
*Chuveiros
*Micro-ondas
*Ar-condicionado
*Forno elétrico
*Bomba de piscina
*Motor de portões automáticos
Localização Estratégica: Funcionalidade e Estética
A localização dos pontos elétricos deve ser planejada estrategicamente, considerando tanto a funcionalidade quanto a estética do ambiente. O ideal é que as tomadas fiquem em locais de fácil acesso, próximos aos pontos de uso de aparelhos eletrônicos. Evite sobrecarregar um só local com muitas tomadas e siga um padrão estético que harmonize com o desenho do ambiente.
Normas e Regulamentações
As normas de segurança são cruciais para evitar acidentes e garantir a eficiência do projeto elétrico. A ABNT NBR 5410 estabelece os parâmetros a serem seguidos em instalações elétricas de baixa tensão. Além de garantir a segurança, seguir essas normas evita problemas legais e assegura a durabilidade da instalação.
Cuidados Importantes e Manutenção
Após a instalação, a manutenção regular é essencial. Se você é profissional, alerte os seus clientes sobre a importância de realizar manutenções preventivas e de contar com profissionais capacitados para revisões e ajustes no sistema elétrico. Isso ajuda a evitar acidentes e prolonga a vida útil dos equipamentos.
Agora que repassamos todas as dicas principais para uma distribuição de pontos elétricos inteligente, lembre-se de buscar também a melhor loja de material de construção para comprar os materiais da sua obra. Para isso, conte sempre com a Depocasa By Fogões Shop. Nós temos as melhores marcas para construir e reformar.