Guia completo para eletricistas: Saiba como fazer a distribuição inteligente dos pontos elétricos nos ambientes

-

A distribuição correta dos pontos elétricos em uma residência ou comércio é essencial para garantir segurança, funcionalidade e conforto. Para um trabalho bem-feito e sem imprevistos, vamos lembrar os principais aspectos que devem ser considerados nesse tipo de projeto.

É para evitar problemas causados pela sobrecarga nas instalações elétricas ou o incômodo de não encontrar um interruptor perto da porta, que serve a distribuição inteligente dos pontos elétricos. | Foto: SchutterStock

Antes de tudo, mexer em fios elétricos é um trabalho que exige conhecimento profissional, por isso, procure sempre um especialista para esse tipo de trabalho.

Confira neste post, quais são os tipos de eletricistas profissionais.

Foto: Shutterstock

Identifique as necessidades de cada ambiente

Cada ambiente tem uma demanda elétrica específica. Cozinhas, por exemplo, necessitam de mais pontos de energia para eletrodomésticos, como geladeiras,
micro-ondas e liquidificadores, enquanto salas de estar podem exigir mais tomadas para TVs, sistemas de som e dispositivos conectados. Entender o uso dos espaços permite uma distribuição eficiente e evita a sobrecarga no sistema. A dica é definir onde cada equipamento eletrônico ficará, para então instalar tomadas com a amperagem correspondente.

Faça uma análise detalhada das necessidades para garantir que cada ponto elétrico atenda à demanda de forma segura e prática. | Foto: SchutterStock

Cheque voltagem, corrente e potência dos equipamentos

O cálculo correto da voltagem (110V ou 220V), corrente elétrica e potência dos equipamentos utilizados é fundamental. Equipamentos de alta potência, como ar-condicionado ou chuveiros elétricos, exigem circuitos exclusivos, com cabos e disjuntores adequados para evitar aquecimentos ou quedas de energia. Um erro nessa etapa pode comprometer toda a instalação elétrica e representar riscos ao imóvel.

O Chuveiro Acqua Storm Eletrônico da Lorenzetti 220V, possui ducha manual, haste de controle de temperatura e também é compatível com aquecedores solares | Foto: Lorenzetti


Dica de proteção:
O disjuntor DR (disjuntor diferencial-residual ou DDR) é um dispositivo de segurança, muito importante para o planejamento elétrico do projeto, pois em caso de fuga de corrente elétrica, o disjuntor DR segura a carga e interrompe o circuito imediatamente. Além dos benefícios de segurança, o disjuntor DR também evita aquele susto no fim do mês com a conta de energia elétrica, que às vezes nem é consumida, mas desperdiçada pela fuga de corrente elétrica.

Os Disjuntores Tripolares, Curva C, 100ª da Steck são construídos em conformidade com as normas técnicas e podem ser aplicados a todo tipo de instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais de baixa tensão em corrente alternada. Além disso, possuem alta tecnologia de disparo livre, que dispara mesmo com a manopla de acionamento travada na posição “ON”. | Foto: Steck

Normas e escolhas certificadas

Para garantir um sistema elétrico seguro e funcional, a escolha de componentes de qualidade faz toda a diferença. Use sempre produtos certificados e adequados para o tipo de ambiente e demanda de energia. Opte por interruptores e tomadas certificados e disjuntores que atendam às normas da ABNT NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão). A NBR 5410 se aplica a sistemas elétricos com tensão alternada até 1000 volts e tensão contínua até 1500 volts. Esse conjunto de normas estabelece as condições mínimas para garantir a segurança de instalações e manutenções elétricas de baixa tensão, considerando aspectos como: 

  • Dimensionamento de circuitos 
  • Escolha de materiais 
  • Medidas de proteção contrachoques elétricos e incêndios 
  • Regras para instalação de quadros de distribuição, iluminação e tomadas 
  • Especificação de cores de cabos 
  • Aterramento residencial

Encontre os materiais elétricos que você precisa na Depocasa


Dimensionamento dos Circuitos: Evitando Sobrecarga

Dimensionar corretamente os circuitos é uma das etapas mais críticas. Para evitar sobrecargas e falhas no sistema, realize cálculos de acordo com a capacidade dos cabos e condutores. O uso inadequado de fios pode causar superaquecimentos e até incêndios, por isso, é preciso ter certeza de que os cabos suportam a corrente elétrica demandada por cada circuito e prever pontos elétricos suficientes para atender a demanda dos ambientes.

O superaquecimento causado por erros no dimensionamento dos pontos elétricos podem causar curtos-circuitos e acidentes mais graves. | Foto: Shutterstock


Na cozinha, por exemplo, as torres de tomadas ou mesmo um interruptor duplo são opções práticas e funcionais para ligar mais de um equipamento (de baixa voltagem) ao mesmo tempo, sem sobrecarregar a corrente elétrica.

O conjunto de tomada dupla 10 A, Pial Plus, da Pial Legrand é parte da linha e produtos elétricos da Fogões Shop Depocasa | Foto: Pial Legrand

Outra opção para ligar mais de um dispositivo ao mesmo tempo é optar pelas tomadas duplas, lembrando sempre que alguns eletrodomésticos demandam uma tomada exclusiva, devido ao alto consumo de corrente elétrica. São eles:
*Geladeiras,
*Torneiras elétricas
*Máquinas de lavar
*Chuveiros
*Micro-ondas
*Ar-condicionado
*Forno elétrico
*Bomba de piscina
*Motor de portões automáticos

Localização Estratégica: Funcionalidade e Estética

A localização dos pontos elétricos deve ser planejada estrategicamente, considerando tanto a funcionalidade quanto a estética do ambiente. O ideal é que as tomadas fiquem em locais de fácil acesso, próximos aos pontos de uso de aparelhos eletrônicos. Evite sobrecarregar um só local com muitas tomadas e siga um padrão estético que harmonize com o desenho do ambiente.

Na Depocasa, há vários modelos de interruptores , inclusive com cores que se adaptam a diferentes projetos, sem comprometer a estética | Foto: Shutterstock

Normas e Regulamentações

As normas de segurança são cruciais para evitar acidentes e garantir a eficiência do projeto elétrico. A ABNT NBR 5410 estabelece os parâmetros a serem seguidos em instalações elétricas de baixa tensão. Além de garantir a segurança, seguir essas normas evita problemas legais e assegura a durabilidade da instalação.

Cuidados Importantes e Manutenção

Após a instalação, a manutenção regular é essencial. Se você é profissional, alerte os seus clientes sobre a importância de realizar manutenções preventivas e de contar com profissionais capacitados para revisões e ajustes no sistema elétrico. Isso ajuda a evitar acidentes e prolonga a vida útil dos equipamentos.

Agora que repassamos todas as dicas principais para uma distribuição de pontos elétricos inteligente, lembre-se de buscar também a melhor loja de material de construção para comprar os materiais da sua obra. Para isso, conte sempre com a Depocasa By Fogões Shop. Nós temos as melhores marcas para construir e reformar.

Compartilhe

Últimos posts

Google search engine

Categorias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos comentários