Como instalar um chuveiro elétrico? Confira um passo a passo prático

-

Afinal, como instalar um chuveiro elétrico? Apesar de ser o tipo mais comum nas casas brasileiras, muitas pessoas ainda não sabem como instalar esse modelo da forma certa.  

A verdade é que o processo não é tão complicado, mas é preciso seguir algumas recomendações e tomar as precauções necessárias para garantir uma instalação prática e sem riscos. 

Neste post, vamos detalhar o processo passo a passo, desde a preparação até a instalação final, para te ajudar a realizar essa tarefa com mais segurança. Acompanhe a seguir!

O que é necessário para instalar um chuveiro elétrico?

Acqua Storm Ultra apresenta acabamento moderno e inovador com linhas quadradas e design compacto – Foto: Lorenzetti

Para instalar o chuveiro elétrico, separe com antecedência as seguintes ferramentas e materiais:

  • chave Philips e chave de fenda;
  • chave teste de voltagem;
  • volímetro;
  • fita isolante; 
  • fita veda rosca;
  • conector tripolar de porcelana;
  • alicate; 
  • escada;
  • furadeira (se necessário).

Como instalar um chuveiro elétrico de maneira prática e segura?

Acqua Star Ultra traz a opção de um jato mais concentrado e direcionável – Foto: Lorenzetti

A instalação do chuveiro elétrico precisa seguir alguns passos para ser prática e, acima de tudo, segura. Confira como fazer o processo do jeito certo a seguir!

1. Desligue a chave geral e a água 

Antes de começar a instalar um chuveiro elétrico, desligue o disjuntor principal do imóvel. Vale a pena usar a chave de teste para garantir que não há corrente elétrica no circuito. 

Depois, feche o registro do banheiro e abra o registro do chuveiro para drenar toda a água e sujeira. Feche novamente o registro do chuveiro. 

2. Verifique a voltagem 

É importante confirmar se a voltagem do chuveiro é compatível com a rede elétrica da casa (127v ou 220v). Além disso, verificar se o fio terra do aparelho está conectado a um sistema de aterramento adequado.

Para confirmar se o aterramento está correto, você pode usar um voltímetro. Basta colocar o seletor na posição de Tensão Alternada (AC) e inserir uma ponta no terminal Terra e a outra no terminal Neutro. 

Se a leitura for entre 0,5 e 3 volts, o aterramento está correto. Se for 0 volts, o terra está ligado ao neutro e o aterramento deve ser refeito. Se for acima de 5 volts, o aterramento é de má qualidade e precisa ser refeito também. 

3. Prepare o chuveiro elétrico 

Passe a fita veda rosca na rosca de entrada de água do chuveiro elétrico, dando seis voltas no sentido horário. Se a instalação ocorrer nos andares mais baixos de um prédio, onde a pressão da água é maior, instale o redutor de pressão. Em andares mais altos, o uso da peça é dispensado. 

Em seguida, é só encaixar o corpo do chuveiro no cano (braço do chuveiro) e rosqueie o conjunto na parede. Caso seja necessário, utilize uma furadeira e siga as instruções do fabricante.

4. Encaixe o chuveiro na parede 

O próximo passo é posicionar a rosca de entrada do chuveiro elétrico na rosca de saída da parede e rosquear no sentido horário. Para evitar danos ao equipamento, faça o encaixe com cuidado e sem usar muita força. Confira se o chuveiro está alinhado para uma queda de água adequada.

5. Conecte os fios elétricos 

A parte elétrica pode parecer complicada, mas seguindo os passos certos, pode ficar mais tranquila. É interessante usar um conector tripolar de porcelana para essa etapa, pois ele não derrete se superaquecer. 

Cada fio deve ser conectado ao seu correspondente na rede elétrica da parede, ou seja, instalado de par em par. O fio azul-claro é o neutro, o fio verde ou amarelo é o terra e o fio vermelho, preto ou marrom é o de fase. 

Para garantir a segurança ao usar conectores de cerâmica, certifique-se de que nenhum fio de cobre esteja exposto. Todos os fios devem estar completamente dentro do conector e bem fixados. 

Depois, enrole a fita isolante ao redor do conector para evitar que os parafusos toquem em algo. Por fim, verifique mais uma vez se os fios estão totalmente dentro do conector e bem presos. 

6.  Encaixe os acessórios 

Depois de parafusar e conectar tudo, é o momento de instalar os acessórios que acompanham o chuveiro, como o chuveirinho e o suporte, sempre seguindo as instruções do fabricante.

7. Teste a instalação 

Antes de ligar a energia, é preciso ligar o registro do chuveiro e deixar a água fluir para conferir se está tudo funcionando bem. Aí, é só fechar o chuveiro elétrico, ligar a energia e pronto. Já dá para curtir um banho quente! 

Chegamos ao fim do post. Agora você já sabe como instalar um chuveiro elétrico! Seguindo esse passo a passo, o processo fica mais simples e seguro. Lembre-se de verificar todas as conexões elétricas e de seguir as instruções do fabricante com atenção.

Saiba que a melhor marca de chuveiros elétricos do país está na Depocasa. Confira os chuveiros elétricos da Lorenzetti agora mesmo!

Compartilhe

Últimos posts

Google search engine

Categorias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos comentários