Pintura Geométrica: descubra o que é e como fazer para conquistar clientes

-

A pintura geométrica é uma tendência criativa, moderna e capaz de dar muita personalidade aos ambientes. E se a sua ideia é atrair clientes, vale a pena dominar essa técnica para oferecer mais opções de decoração e se destacar em seus projetos, não acha? 

Pensando nisso, preparamos um post especial que explica o que é pintura geométrica e quais são os materiais necessários para começar. Ao final, a gente te mostra dicas práticas e um passo-a-passo simples de como aplicar essa técnica em paredes.

Afinal, o que é pintura geométrica?

Pintura Geométrica: nesse projeto, pensado pelo influenciador digital Matheus Ilt, a pintura foi feita no teto em forma de círculo – Foto: Matheus Ilt

A técnica utiliza formas geométricas, como triângulos, quadrados e círculos, para criar designs únicos e modernos em paredes. Pode ser aplicada em diversos ambientes, como salas, quartos, cozinhas e banheiros, dando personalidade e estilo ao espaço.

Vale a pena utilizar pintura geométrica para destacar móveis, espelhos e objetos decorativos, ou setorizar áreas dentro de um cômodo. Dependendo das formas e cores, é possível criar desde espaços mais vibrantes ou áreas aconchegantes e tranquilas.

Por que conhecer a técnica de pintura geométrica?

Pintura Geométrica: para o lavabo do apartamento 2023, a arquiteta Nathalia Candelária apostou em cores inusitadas e e normalmente utilizadas em outros ambientes, como salas e quartos – Foto: Apartamento 203

Dominar a técnica de pintura geométrica pode colocar um pintor à frente de muitos no mercado. Afinal, essa habilidade oferece uma opção moderna e personalizada de decoração, sendo bastante solicitada por clientes que buscam originalidade. 

E se você se especializar nesse método, vai ampliar seu leque de serviços, além de demonstrar que acompanha as tendências de design. Essa proatividade e versatilidade podem gerar mais contratações e indicações. 

Quais são os materiais essenciais para a pintura geométrica?

Pintura Geométrica: materiais utilizados são simples – Foto: Shutterstock

Para usar a técnica da pintura geométrica, é fundamental ter os materiais certos. Confira o que não pode faltar e se prepare para começar:

  • tinta de alta qualidade: essencial para qualquer projeto, sua quantidade e cor podem variar conforme a necessidade;
  • fita crepe: ajuda a delinear formas precisas e garante linhas nítidas na pintura;
  • rolos de lã: garantem uma aplicação de tinta uniforme e sem marcas;
  • bandeja de pintura: facilita o manuseio e aplicação da tinta;
  • plástico ou lona: protege o chão e móveis de respingos;
  • massa corrida e esponja: indispensáveis para um bom acabamento nas bordas da pintura geométrica;
  • lápis e régua: cruciais para marcações iniciais e planejar o design.

Como aplicar a técnica de pintura geométrica em paredes?

Pintura Geométrica: passo-a-passo para começar é simples – Foto: Shutterstock

Agora que já sabe do que precisa, é o momento de conhecer um passo-a-passo simples para começar a aplicar a técnica. Acompanhe:

  1. Escolha do design: inicie definindo o padrão geométrico que deseja. Uma dica é variar as formas geométricas para criar combinações diferenciadas. A paleta de cores a ser usada também precisa ser considerada.
  2. Preparação da superfície: a parede precisa estar limpa e livre de imperfeições. Se necessário, aplique uma demão de tinta base ou primer.
  3. Marcação: use um lápis para desenhar o padrão escolhido. Um esquadro vai te ajudar a garantir linhas retas. Para círculos, use um barbante e lápis para criar uma espécie de compasso.
  4. Fita crepe: delimite as formas com fita crepe para manter linhas nítidas e evitar erros. Passe com a ponta do dedo um pouco de massa corrida na borda da fita, retirando o excesso com uma esponja para evitar que a tinta escorra por baixo.
  5. Aplicação da tinta: comece pintando as áreas maiores e depois preencha os detalhes. Use pincel para cantos e áreas pequenas e rolo para áreas maiores.
  6. Finalização: após a secagem, remova com cuidado a fita crepe. Se perceber alguma imperfeição ou escorrimento, faça os retoques.

Como combinar cores para a pintura geométrica?

Pintura Geométrica: a ideia do Jorge Felipe e da Thaís Melo foi unir funcionalidade, cor e criatividade no mesmo espaço, que funciona como escritório – Foto: ORÍ Design de Interiores

A combinação de cores é essencial para que a pintura geométrica tenha o efeito desejado e harmonize com o ambiente. Aqui estão algumas dicas para pintores profissionais. Confira!

Entenda a psicologia das cores

Cores podem transmitir sentimentos e emoções específicos. Por exemplo, azuis e verdes são calmantes, enquanto vermelhos e laranjas são energizantes.

Use o círculo cromático

Pintura Geométrica: círculo cromático pode ajudar a escolher os melhores tons – Foto: Shutterstock

Essa ferramenta vai te ajudar a entender quais tons combinam. Cores complementares, que estão opostas no círculo, criam contrastes vibrantes, como azul e laranja ou amarelo e roxo.

Já as cores análogas, que estão lado a lado no círculo, oferecem uma sensação mais harmônica. Um exemplo é o rosa e o vermelho ou amarelo e laranja.

Considere a proporção

Nem todas as cores precisam ter o mesmo destaque. Decida qual será a dominante e as secundárias. Por exemplo, uma parede pode ser cinza com triângulos azuis e alguns detalhes em amarelo.

Teste antes

Antes de pintar toda a parede, faça alguns testes em pequenas áreas ou em cartolinas para ter certeza de que as cores combinam.

Considere o ambiente

Pintura Geométrica: para este home office, o escritório de arquitetura e design de interiores Ohma Design pensou em algo que, além de setorizar o espaço, também trouxesse a identidade dos moradores – Foto: Ohma Design

A pintura deve complementar o restante da decoração. Se o ambiente já tem muitas cores, talvez seja interessante usar cores neutras. Se o espaço for minimalista, tons vibrantes podem trazer vida e energia.

Lembre-se de que a pintura geométrica é tanto uma arte quanto uma técnica. Confie sempre em seu instinto, experiência e conhecimento para criar combinações que possam encantar seus clientes.

E quando precisar dos melhores materiais para o seu projeto, saiba que a DepoCasa está ao seu lado. Confira nosso site agora mesmo!

Compartilhe

Últimos posts

Google search engine

Categorias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos comentários