Afinal, como resolver o vazamento em caixa acoplada? Confira nossas dicas!

-

Vazamentos em caixas acopladas são frequentes em banheiros e podem passar despercebidos. Mas, ao perceber qualquer sinal, é essencial agir rapidamente para evitar danos e desperdício de água. 

Está enfrentando esse problema? Neste artigo, exploraremos as causas e soluções para esse o vazamento em caixa acoplada, além de destacar a importância de contar com um profissional quando necessário. Confira a seguir!

Quais são as causas comuns do vazamento em caixa acoplada? 

Reunimos, a seguir, algumas das causas mais frequentes de vazamento em caixa acoplada e suas respectivas soluções. 

Vazamento em caixa acoplada: danos na contraporca e válvula de enchimento podem causar vazamento – Foto: Shutterstock

Contraporca de suprimento danificada

Um vazamento em caixa acoplada pode ocorrer se a contraporca que conecta a linha de abastecimento de água estiver danificada. Nesse caso, substituir a válvula de enchimento é a solução.

Parafusos da caixa acoplada soltos ou corroídos

Se um ou ambos os parafusos estiverem frouxos, pode haver vazamento. A substituição das juntas e o aperto dos parafusos são soluções eficazes.

Válvula de descarga defeituosa

Um vazamento na saída da válvula de descarga indica que a caixa acoplada precisa ser removida e a vedação da válvula de descarga substituída.

Mas, como diagnosticar um vazamento em caixa acoplada?

Antes de consertar um vazamento na caixa acoplada, é essencial identificar a origem do problema. Três técnicas simples podem ser utilizadas, como você pode conferir a seguir. 

Inspeção visual e tátil

Seque as áreas suspeitas da caixa acoplada com uma toalha de papel, observando onde as primeiras gotas de água se formam. 

Teste com corante alimentar

Adicione dez gotas de corante alimentar na água da caixa acoplada e coloque um pano branco embaixo dos parafusos. A mudança de cor do pano vai indicar o vazamento. 

Você também pode aguardar de 12 a 24 horas sem usar o banheiro. Se no dia seguinte o corante estiver no vaso, há vazamento.

Verificando a descarga

Após dar descarga, observe se a água continua escoando e se há barulho. Se sim, regule a descarga conforme instruções do fabricante, pois pode não ser vazamento da caixa acoplada.

Como solucionar o vazamento em caixa acoplada?

Agora que já sabe como identificar um vazamento em caixa acoplada, chegou a hora de conhecer um passo-a-passo simples para resolver o problema.  

  1. Desligar o registro de água: feche o registro geral de água da casa para evitar alagamentos. Em seguida, dê uma descarga para esvaziar completamente a caixa acoplada.
  2. Verificar a válvula de enchimento: essa peça controla o fluxo de água para a caixa. Cheque para ter certeza de que está funcionando corretamente. Se estiver danificada ou mal regulada, pode ser a causa do vazamento. Nesse caso, é preciso fazer a substituição. 
  3. Examinar a vedação da válvula de descarga: essa válvula controla o escoamento da água para o vaso. Analise se a vedação está intacta e sem danos. Uma vedação ruim pode causar vazamentos. Se estiver danificada, é preciso trocar a peça. 
  4. Checar a borracha de vedação entre a caixa e o vaso: essa borracha assegura uma junção estanque entre a caixa e o vaso. Se estiver desgastada ou mal posicionada, pode ser a fonte do vazamento, que vai precisar ser reposicionada ou substituída.

Quando chamar um profissional para solucionar o vazamento em caixa acoplada? 

Vazamento em caixa acoplada: profissionais garantem reparos eficazes e segurança – Foto: Shutterstock

Embora muitos vazamentos em caixa acoplada possam ser solucionados com medidas simples, alguns casos requerem a habilidade de um encanador profissional

Se após tentar as soluções sugeridas o problema persistir ou se houver alguma complicação no reparo, é essencial procurar um encanador ou especialista em hidráulica. 

Profissionais experientes podem identificar e solucionar a situação de forma eficaz, evitando danos maiores e garantindo a segurança e eficiência do sistema.

Entender as causas e aprender a diagnosticar e reparar um vazamento em caixa acoplada é essencial para a manutenção do lar. Porém, nunca hesite em buscar ajuda profissional quando necessário para garantir uma solução duradoura e eficaz.

Gostou do post? Aproveite que está por aqui para conhecer uma solução que promete minimizar ruídos no encanamento. Conheça a linha Silentium® da Amanco Wavin!

Compartilhe

Últimos posts

Google search engine

Categorias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos comentários